47 3350.0001



Meio Ambiente

Um dos nossos principais compromissos é com o bem-estar da natureza. O Vinagre Heinig promove a preservação do Meio Ambiente através da utilização de material PET reciclado em suas embalagens. Também realizamos a coleta de embalagens PET de qualquer produto e encaminhamos para uma empresa especializada em reciclagem, fazendo nossa parte para cuidar do planeta.Faça você também a natureza agradeçe!

 
 
O que é PET?
 
  Politereftalato de etileno, ou PET, é um polímero termoplástico, desenvolvido por dois químicos britânicos Whinfield e Dickson em 1941, formado pela reação entre o ácido tereftálico e o etileno glicol, originando um polímero, termoplástico. Utiliza-se principalmente na forma de fibras para tecelagem e de embalagens para bebidas.
Possui propriedades termoplásticas, isto é, pode ser reprocessado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando aquecidos a temperaturas adequadas, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.
 As garrafas produzidas com este polímero só começaram a ser fabricadas na década de 70, após cuidadosa revisão dos aspectos de segurança e meio ambiente.
 
 

 Como Funciona o Processo?

O processo de reciclagem do PET passa pelas seguintes etapas: 
1º) As embalagens PET são lavadas e passam por um processo de prensagem; 
2º) Os fardos de PET são triturados, gerando os flocos; 
3º) Os flocos passam por um processo de extrusão, gerando os grãos;
4º) Os grãos são transformados em outros produtos plásticos como, por exemplo,embalagens.
 
 
 
Qual a importância da reciclagem?
 
Com o uso em grande escala das garrafas PET, principalmente a partir da década de 1990, surgiu um problema ambiental sério. Muitas destas garrafas eram descartadas e acabam parando em terrenos, rios, esgotos, mares e matas. Como este material pode se manter até 750 anos na natureza, tornou-se de fundamental importância a sua coleta e reciclagem.
Além de favorecer o meio ambiente, a reciclagem de garrafas PET gera empregos nas cooperativas de catadores de lixo reciclável e também nas empresas que trabalham diretamente com o processo de reciclagem e produção de matéria-prima a partir de embalagens PET. Ao invés de ficar poluindo o meio ambiente, o material pode voltar a cadeia produtiva.

 


 

Rua Edgar Von Buettner - Bateas - Brusque | SC | 88355-350
(47) 3350-0001 Email: compras@vinagreheinig.com.br